Durante muito tempo, as pessoas aprenderam uma história simples sobre a menopausa. A maioria delas conhece a menopausa como o momento em que o ciclo menstrual feminino se torna irregular e depois cessa completamente. Mas graças à crescente atenção e pesquisas sobre o assunto, as pessoas estão agora entendendo que a menopausa é um pouco mais complexa do que imaginam. Na verdade, existem vários estágios da menopausa.
Se você está na casa dos 40 e 50 anos e está passando por novas mudanças em seu corpo, é importante compreender quantos anos dura a menopausa e seus diferentes estágios.
Durante a menopausa, a produção de dois hormônios pelo corpo – estrogênio e progesterona – começam a mudar. As mudanças complexas nesses hormônios significam uma série de sintomas diferentes em cada estágio.
Indice
Quando começa a menopausa geralmente?
“Uma das dúvidas mais comuns das minhas pacientes é: Quantos anos dura a menopausa?” diz Dr. Bruno Rodrigo, nutricionista especialista em menopausa. E veja, embora a maioria delas passam pela menopausa entre 45 e 55 anos, isso pode variar.
A menopausa prematura ocorre quando a menopausa começa antes dos 40 anos. Isso pode acontecer por vários motivos:
- História familiar ou genética
- Exposição à radiação ou certos medicamentos quimioterápicos
- Fumar
- Remoção cirúrgica de ovários e/ou útero
- Outras condições médicas que afetam os hormônios reprodutivos
Veja a diferença da Menopausa precoce e prematura.
Quanto tempo dura a transição da menopausa?
E para responder quantos anos dura a menopausa, precisamos entender que a transição da menopausa geralmente leva cerca de 7 anos, mas pode durar até 14 anos – e a experiência de cada mulher durante a transição da menopausa é diferente.
Embora a duração e os sintomas possam variar sobre quantos anos dura a menopausa, esse tempo é dividido em etapas que podem ajudar a servir de guia sobre onde você pode estar no processo. Vamos repassar cada etapa.
Pré-menopausa
Pré-menopausa significa “antes da menopausa”. É o período de tempo entre o seu último ciclo regular e o início da perimenopausa (que abordaremos a seguir). Às vezes, as mulheres usam “pré-menopausa” e “perimenopausa” como se fossem a mesma coisa, mas são diferentes.
Existem alterações hormonais subjacentes durante a pré-menopausa, mas não causam necessariamente quaisquer sintomas perceptíveis. Embora seus períodos possam parecer um pouco diferentes, eles podem ser mais pesados e durar mais. Ou podem ser mais leves e terminar mais cedo do que o normal.
Saiba mais sobre os primeiros sintomas da pre menopausa.
Perimenopausa
Perimenopausa significa “perto da menopausa”. Começa quando há uma queda natural nos níveis hormonais à medida que envelhecemos. Na maioria das vezes, a perimenopausa começa entre os 40 e os 44 anos. Mas pode acontecer mais cedo ou mais tarde para algumas mulheres.
Durante este período, você começa a sentir sintomas físicos da menopausa, além das alterações no seu ciclo menstrual. Esses sintomas incluem:
- Ondas de calor: São pequenas explosões de calor sentidas no rosto e pescoço. Eles também podem causar vermelhidão e rubor. As ondas de calor podem durar apenas alguns segundos a vários minutos.
- Mudanças de humor: Isso inclui aumento da ansiedade ou depressão ou sensação de mau humor.
- Dificuldade para dormir: Isso inclui tanto em pegar no sono quanto permanecer dormindo. O sono também pode ser perturbado por suores noturnos.
- Névoa cerebral: A mulher nessa fase pode ter dificuldade de concentração.
- Afinamento vaginal: Isso pode causar secura e aumentar o risco de infecções do trato urinário (ITU).
- Diminuição do desejo sexual (libido): Isso se deve a uma queda nos níveis de estrogênio e de outros hormônios que afetam a libido.
- Ganho de peso: Esta é uma mudança física comum e natural que a maioria das mulheres experimenta nos anos que antecedem a menopausa.
A perimenopausa pode durar de alguns meses a 4 a 8 anos. Lembre-se de que é possível engravidar durante a perimenopausa.
Menopausa
A menopausa começa quando o corpo produz muito pouco ou nenhum estrogênio. Os sintomas da menopausa são frequentemente os mesmos listados acima para a perimenopausa.
Tecnicamente falando, a mulher chega à menopausa quando já passou um ano desde a última menstruação. Por exemplo, se passarem 11 meses sem menstruação, mas ela retornar no 12º mês, essa mulher ainda não é considerada na menopausa.
Depois de 12 meses sem menstruação, significa que alguém completou a menopausa e agora está na pós-menopausa. Isso também significa que eles não podem mais engravidar.
Pós-menopausa
A pós-menopausa é o estágio final da menopausa. Embora muitos sintomas da perimenopausa e da menopausa geralmente desapareçam durante a pós-menopausa, alguns podem continuar. Isto é especialmente verdadeiro para ondas de calor. Eles podem durar vários anos após o término da menopausa.
Mulheres na pós-menopausa também apresentam risco aumentado de doenças cardíacas e ósseas (porque o estrogênio geralmente protege o coração e os ossos). Mas muitas vezes estes não produzem sintomas. É por isso que é importante que as mulheres na pós-menopausa sejam examinadas para essas condições.
Uma mulher é considerada na pós-menopausa pelo resto da vida após a menopausa.
Conclusão sobre quantos anos dura a menopausa
A menopausa é um processo natural que geralmente ocorre quando a mulher está na faixa dos 40 e 50 anos, mas esse momento pode variar de acordo com a genética e as condições de saúde. Não importa quando a mulher inicia ou termina a transição, as etapas gerais são as mesmas. Ao compreender as mudanças físicas e de saúde que ocorrem em cada fase, você poderá compreender e cuidar melhor do seu corpo em mudança durante esse período.
Além dos cuidados médicos, é fundamental considerar a importância da nutrição durante a menopausa. Um nutricionista especialista em menopausa pode oferecer orientações personalizadas sobre dieta e estilo de vida para ajuda-la a aliviar os sintomas, promover a saúde hormonal e reduzir o risco de doenças crônicas associadas à menopausa, como doenças cardíacas e osteoporose.
Portanto, considere buscar a orientação de um nutricionista especializado em menopausa para obter apoio adicional durante esta fase de vida. Com a orientação certa, você pode navegar pelos estágios da menopausa com mais conforto, vitalidade e qualidade de vida. Agende uma consulta hoje e dê o primeiro passo para uma menopausa mais tranquila e saudável.
Principais conclusões:
- A menopausa é uma transição natural que geralmente começa entre os 45 e os 55 anos de idade, mas algumas mulheres começam mais cedo ou mais tarde.
- A menopausa tem quatro fases gerais e todo o processo de quantos anos dura a menopausa pode levar até 14 anos.
- A duração dos estágios iniciais da menopausa varia, mas a maioria das mulheres conseguem dizer em que estágio se encontram com base nos sintomas.
Referências:
Medicina Johns Hopkins. Introdução à menopausa.
Sistema de Saúde Monte Sinai. Menopausa.
O site www.nutricionistamenopausa.com.br e todo grupo BR da Nutrição tem políticas rígidas de fornecimento e depende de fontes primárias, como organizações médicas, agências governamentais, instituições acadêmicas e revistas científicas. Saiba mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso, completo e imparcial lendo nossas diretrizes editoriais.