Os Piores Alimentos Para Menopausa: Evite esses 6!

Quais são os piores alimentos para menopausa? Existem determinados alimentos que deveriam ser evitados nessa fase, pois alguns deles podem ter um impacto significativo na saúde da mulher.

Dependendo do seu conhecimento sobre isso, pode ser uma descoberta positiva – ou talvez não tão boa assim.

Vamos começar com as boas notícias: Ao limitar ou eliminar esses alimentos da sua dieta, muitos sintomas comuns da menopausa tendem a diminuir em gravidade e frequência.

Isso é uma grande conquista, especialmente considerando que a menopausa pode ser uma fase desafiadora para muitas mulheres.

Então, embora seja uma mudança significativa, ela traz consigo benefícios. Mas, é claro, também tem o “outro lado da moeda”: A necessidade de abrir mão de certos prazeres alimentares.

No entanto, quando pesamos nos prós e contras, parece que os benefícios superam os desafios.

Se você está buscando orientação personalizada para uma dieta que leve em consideração a menopausa, o nutricionista especializado Dr. Bruno Rodrigo está à disposição para ajudar. Clique aqui e saiba mais sobre seu trabalho.

os piores alimentos para menopausa 6 exemplos
Os Piores Alimentos Para Menopausa: Evite esses 6! 2

6 Alimentos que devem ser Evitados na Menopausa

Logo abaixo separamos os piores alimentos para menopausa. No entanto, embora não sejam tão “ruins” quando consumidos com moderação, é muito facil exagerar no seu consumo, pois pelo menos um deles pode ser considerado “viciante”.

Agora, pode ser que estejamos prestes a sugerir que alguns dos seus alimentos favoritos precisam ter seu consumo reduzidos no dia a dia, ou até mesmo eliminados completamente.

Entendemos que isso pode ser difícil. Por isso, também vamos explorar estratégias para fazer essa mudança de habito de forma mais suave e eficaz, incluindo opções de substituição mais saudaveis.

É importante lembrar dos potenciais benefícios quando diminuir o consumo desses, que podem ser considerados os piores alimentos para menopausa, como a redução dos sintomas da menopausa e a melhoria da saúde geral.

Ao evitar o consumo de alimentos não nutritivos, procure priorizar aqueles que fornecem o combustível necessário para manter seu corpo forte e saudável. Então, confira até o final para saber mais.

1. Alimentos Ultraprocessados

Batata frita, sorvete e pizza. O que todos esses itens deliciosos têm em comum? Eles fazem parte do grupo de alimentos ultraprocessados (e podem ser considerados os piores alimentos para menopausa)

A lista de prejuizos à saúde é grande, portanto, vamos restringir aos principais efeitos: Inflamação, inchaço, ganho de peso e fadiga, além de piorar os sintomas da menopausa graças aos alto níveis de açúcar e sódio encontrados na maioria dos alimentos ultraprocessados.

2. Cafeína

A cafeína não é tão ruim quando consumida com moderação. Na verdade, possui muitos benefícios para a saúde. A maioria das pessoas pode consumir cerca de uma xícara de café por dia sem quaisquer efeitos colaterais. Infelizmente, os brasileiros geralmente bebem muito mais café do que a quantidade recomendada.

Colegas de trabalho se aglomeram em torno da máquina de café nas salas de descanso, o Starbucks pode ser encontrado em todos os quarteirões das grandes cidades e bebidas como refrigerantes e até mesmo kombuchá também contêm cafeína.

Como alguns chás geralmente contêm cafeína, sua bebida quente antes de dormir pode precisar ser eliminada. É por isso que recomendamos chás especificos para menopausa.

Então, porque a cafeína entrou na lista de “os piores alimentos para menopausa”? Especialistas sugerem que o consumo de cafeína agrava os sintomas vasomotores da menopausa – ondas de calor e suores noturnos que ocorrem devido à constrição ou dilatação dos vasos sanguíneos.

3. Álcool

Embora também não seja alimento, e sim bebida, o álcool entra em nossa lista de “os piores alimentos para menopausa” devido aos seus prejuízos a saúde.

Apesar do álcool ser algo cultural dentro de nossa sociedade e consumi-lo com moderação ser perfeitamente normal, mesmo que de forma moderada pode realmente aumentar os sintomas da menopausa, como dores de cabeça, ondas de calor, suores noturnos e alterações de humor. Pode até contribuir para a depressão se você beber muito.

O álcool pode ser prejudicial na menopausa devido a vários fatores: aumenta os fogachos e a insônia, contribui para o ganho de peso, aumenta o risco de osteoporose e pode afetar o equilíbrio hormonal, piorando os sintomas da menopausa. Além disso, pode aumentar o risco de certas doenças, como câncer de mama.

E por que o álcool pode aumentar os sintomas da menopausa? Ainda não há um consenso, mas duas teorias incluem o impacto do álcool nos hormônios (especialmente das mulheres que já são flutuantes) e na dilatação dos vasos sanguíneos.

4. Alimentos açucarados

O açúcar processado (açúcar que não ocorre naturalmente em alimentos como frutas, mas sim açúcar adicionado a alimentos e bebidas como refrigerantes) aumenta os níveis de açúcar no sangue, podendo levar a ondas de calor mais intensas/frequentes, sudorese em geral, confusão mental e fazer com que a menopausa engorda.

Alguns alimentos açucarados incluem doces, refrigerantes, bolos e biscoitos. Eles podem ser considerados os piores alimentos para menopausa devido ao seu alto teor de açúcar refinado, que pode contribuir para o ganho de peso, além de aumentar os níveis de glicose no sangue e desencadear flutuações de energia e disposição, piorando os sintomas como fogachos e irritabilidade.

O consumo excessivo de açúcar pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, que já podem ser mais comuns durante a menopausa. Optar por fontes de açúcares naturais, como frutas, é uma escolha mais saudável durante essa fase da vida.

5. Alimentos picantes

Em circunstâncias normais, os alimentos com classificação elevada na escala de calor podem causar suor, rubor e elementos encontrados nas ondas de calor. Portanto, para uma mulher na menopausa que já está lidando com os fogachos e suores noturnos, provavelmente é melhor se livrar das pimentas e usar temperos que acrescentam sabor sem causar calor, como por exemplo: cominho, açafrão, curry e manjericão.

6. Carnes gordurosas

É sabido que carnes gordurosas são ricas em gordura saturada, o que pode causar certos problemas de saúde, incluindo ganho de peso.[1]

Seu consumo em excesso pode agravar os sintomas da menopausa, além de contribuir para o aumento do colesterol e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, que já são uma preocupação durante a menopausa.

Alimentos ricos em gordura saturada podem ser considerados os piores alimentos para menopausa porque podem fazer com que a mulher nessa fase engorde, além de aumentar a inflamação e agravar os sintomas como fogachos, alterações de humor e problemas de sono.

Em vez disso, é recomendável optar por fontes de proteína magra, como peixes, frango, tofu e leguminosas, para promover uma saúde melhor durante a menopausa.

Então, pule a costela e o bacon e escolha carnes mais magras, como frango e peixes.

Alimentos para consumir durante a menopausa

Mas vamos falar agora do lado bom da historia, referente aos alimentos que a mulher na menopausa deveria comer durante essa fase.

A chave do sucesso para passar por essa etapa da vida da melhor maneira possível é não apenas comer alimentos que possam ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, mas também aqueles que fornecem os nutrientes vitais para contribuir para saúde durante esta transição e pós menopausa. Por exemplo, existem muitos alimentos excelentes para aliviar as ondas de calor. Vejamos!

Laticínios

À medida que os níveis de estrogênio diminuem, o risco de fraturas aumenta. Portanto, alimentos ricos em cálcio, como iogurte, queijo e leite, são essenciais para a saúde óssea. Também é possível que os laticínios melhorem a qualidade do sono em mulheres na menopausa. Eles são ricos no aminoácido glicina, que pode estimular um sono mais profundo.[2]

Gorduras Saudáveis

Diferente das carnes gordurosas citadas anteriormente em “os piores alimentos para menopausa”, aqui você deve selecionar quais carnes com gorduras boas você deve consumir.

Foi demonstrado que alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e atum, diminuem a frequência das ondas de calor e a gravidade dos suores noturnos. Outros alimentos ricos em ômega-3 incluem sementes de chia e linhaça.[3]

Frutas e vegetais

Repletos de vitaminas e minerais, frutas e vegetais são fortes aliados da mulher menopausa. Especialmente vegetais crucíferos (brócolis, couve, couve-flor, repolho). Muitas mulheres experimentam uma diminuição nas ondas de calor quando introduzem mais frutas e vegetais em sua dieta diária.

Fibras

As fibras alimentares são boas para todos as pessoas. Mas é especialmente bom para mulheres de meia-idade quando se trata de depressão. Foi demonstrado que alimentos ricos em fibras, como feijão, nozes, aveia, brócolis, frutas vermelhas, abacate e maçã, diminuem a ocorrência de depressão em mulheres na menopausa.[4]

Proteínas magras

A diminuição do estrogenio na menopausa pode contribuir para a perda da massa muscular e da força óssea. Para combater isso, obtenha consuma mais proteínas magras. Observe os alimentos que já mencionamos, como peixes, legumes e nozes. Além disso, experimente ovos, carnes magras e soja.

90% ou mais das mulheres que procuram minha ajuda não consomem proteina suficiente”, diz Dr. Bruno Rodrigo, nutricionista especialista em menopausa.

Suplementos

É sempre bom estar apoiado de certos suplementos durante a menopausa. Especialmente quando você segue uma dieta rigorosa, é provável que não esteja ingerindo o suficiente de determinados nutrientes. Então deixe que os suplementos certos te ajudem com isso. Consulte um nutricionista especialista em menopausa para saber quais tomar.

Como ter mudanças duradouras

Vamos revelar agora tres maneiras de você ter resultados duradouros quando se trata de equilibrar a alimentação e evitar aqueles que são considerados os piores alimentos para menopausa.

Continue lendo abaixo para mais detalhes e, em seguida, considere marcar uma consulta com seu médico ou especialista em menopausa para discutir a melhor maneira de implementar um plano de ação que te ajuda a passar por essa fase da vida da mulher.

Se você ainda não tem um nutricionista menopausa, entre em contato conosco.

Comece devagar

Fazer “mudanças repentinas” sem um planejamento por trás pode levar ao fracasso. Então ao inves de simplesmente eliminar todos alimentos que não são recomendados para menopausa e fazer exercícios físicos diariamente, comece devagar.

Tente encontrar receitas saudaveis que satisfaçam sua vontade de comer doces e utilize frutas ou outras fontes naturais de açúcar.

Considere diminuir o açúcar do café ou usar adoçante dietético. Aproveite e tente usar café descafeinado.

Comece fazendo dois ou tres dias de atividades físicas. Você pode iniciar com uma simples caminhada e ir intensificando.

Pare de perder tempo

Muitos especialistas acreditam que esperar até uma determinada data para começar a mudar seus habitos não é a melhor tática – pois provavelmente você ficará sempre procrastinando. Não existe “a hora certa”.

Saber que você não poderá comer seu bolo da tarde todos os dias pode fazer você querer come-lo ainda mais até a data prevista.

Da mesma forma, saber que você perderá sua cervejinha do happy hour no futuro pode incentivá-la a beber mais agora – o que pode levar à desidratação da menopausa ou à ressaca. Portanto, a melhor hora para começar é agora!

O melhor de dois mundos

Há outro grupo de especialistas que acredita que existe um meio termo quando se trata de equilibrar sua alimentação. Comece buscando apoio de um nutricionista menopausa e façam um plano juntos.

Desfrute de uma taça de vinho no jantar eventualmente e não precisará elimina-la por completo da sua vida.

Se você disser a si mesma que pode comer um chocolate hoje, sabendo que haverá mais amanhã, será mais capaz de se controlar. É quando nos privamos em excesso que entramos em pânico e comemos a barra toda de chocolate.

A verdade é que a mudança é uma das poucas constantes em nossas vidas. E evitar os piores alimentos para menopausa é apenas mais um ajuste necessário para mantê-la no caminho da saúde e da felicidade.

Esta jornada será desafiadora? Absolutamente! Mas vai valer muito a pena. Seu “eu do futuro” agradecerá por sua saúde, energia e foco.

Comente abaixo: O que você tem feito para melhorar sua saúde hoje? Diminuiu a ingestão de cafeína ou o consumo de açúcar? Tem se hidratado adequadamente?

Caso precise de ajuda para passar por essa fase e aliviar os sintomas da menopausa, converse com nosso especialista Dr. Bruno Rodrigo. Saiba mais aqui.

Conclusão sobre os piores alimentos para menopausa

Durante a menopausa, é crucial evitar certos alimentos e bebidas que podem agravar os sintomas e aumentar os riscos à saúde.

A cafeína pode intensificar os fogachos, enquanto o álcool prejudica o sono e o equilíbrio hormonal.

Os alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras, contribuem para o ganho de peso e aumentam os níveis de inflamação.

Especiarias picantes podem desencadear fogachos e desconforto digestivo, enquanto carnes gordurosas podem elevar o colesterol.

Optar por uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras é fundamental para promover o bem-estar durante essa fase da vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top