Se você está procurando por algum remédio caseiro para calor da menopausa, saiba que existem algumas opções naturais que podem ajudar.
Você pode ser uma das mais de 80% das mulheres que sentem o calor da menopausa. A transição da meia-idade para a menopausa (quando a menstruação cessa) geralmente vem acompanhada de ondas de calor.
As ondas de calor são explosões repentinas de calor interno e podem incluir suor no rosto, pescoço ou peito. Essas ondas de calor são desagradáveis, desconfortáveis e imprevisíveis.
Embora não haja uma cura definitiva para as ondas de calor, existem mudanças no estilo de vida e terapias não hormonais que podem ajudá-la a diminuir aquilo que chamam de “fogachos”.
Talvez te interesse também: Remedio natural para menopausa
Agora, vamos dar uma olhada nesses tratamentos alternativos para ondas de calor e o que você pode fazer para obter alívio rápido.
1. Exercícios físicos regulares
O exercício regular, três ou mais vezes por semana, pode ajudar a aliviar o desconforto causado pelas ondas de calor. A atividade física pode diminuir a duração, a gravidade e o número de ondas de calor que você tem. Mulheres que seguem um programa de exercícios regulares relatam que conseguem lidar melhor com as ondas de calor.
O exercício físico também pode ter um efeito positivo em outros problemas que você pode enfrentar na menopausa. Pode ajudar a melhorar:
- Qualidade do sono
- Humor
- Disposição
- Estresse
- Peso corporal (evitando engordar)
Talvez te interesse: Como emagrecer na menopausa
2. Aumente o consumo de frutas e vegetais
Comer mais alimentos ricos em água, como frutas e vegetais, pode ajudar a limitar as ondas de calor. Ajustar sua dieta pode ajudar a resfriar o corpo e mantê-la hidratada. Além disso, experimente também alguns chás para menopausa.
Aqui está alguns alimentos básicos com alto teor de água para incluir no seu dia a dia:
- Melancia
- Morangos
- Laranjas
- Melão
- Abacaxi
- Pêssegos
- Kiwi
- Alface
- Tomate
- Abobrinha
- Espinafre
- Brócolis
Esses alimentos são ricos em água, o que ajuda na hidratação e pode ajudar a reduzir as ondas de calor durante a menopausa. Além disso, eles são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para a saúde geral. Incorporar esses alimentos em sua dieta diária pode ser benéfico para aliviar os sintomas da menopausa.
Confira também: Sucos para menopausa
Uma dieta mediterrânea também pode controlar as ondas de calor. Embora não esteja totalmente claro o porquê, um grande estudo na Australia mostrou que as mulheres que seguem esse tipo de dieta parecem ter menos ondas de calor.[1]
A dieta mediterrânea normalmente inclui:
- Frutas
- Vegetais
- Grãos
- Batatas
- Feijões
- Nozes
- Azeite
- Laticínios
- Ovos
Uma dieta vegetariana com alimentos a base de soja também pode ajudar a controlar as ondas de calor. A soja contém isoflavonas, que são compostos vegetais semelhantes ao estrogênio.
As isoflavonas podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais e reduzir a frequência e a intensidade das ondas de calor. Além disso, alimentos à base de soja, como tofu, tempeh e leite de soja, são fontes ricas de proteínas e nutrientes essenciais, o que pode contribuir para uma dieta equilibrada e saudável. Incorporar esses alimentos na dieta pode proporcionar um alívio natural dos sintomas da menopausa, inclusive as ondas de calor.
Aproveite e experimente a seguinte receita de shake natural que pode ser um incrivel remédio caseiro para calor da menopausa:
Shake de Soja com Frutas e Linhaça
Ingredientes:
- 1 xícara de leite de soja
- 1 banana madura
- 1/2 xícara de morangos frescos ou congelados
- 1 colher de sopa de linhaça moída
- 1 colher de chá de mel (opcional)
- Gelo a gosto
Modo de Preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
- Bata até obter uma mistura homogênea.
- Adicione gelo a gosto e bata novamente até o gelo se misturar bem.
- Sirva imediatamente.
Esse shake não só ajuda a amenizar as ondas de calor devido ao conteúdo de isoflavonas do leite de soja, mas também fornece nutrientes essenciais para uma dieta equilibrada durante a menopausa.
3. Limite o consumo de alimentos picantes e ricos em açucar
Pode ser necessário reduzir o consumo de alimentos quentes, picantes e ricos em açucares para conter as ondas de calor. Evite temperar seus pratos com pimenta, por exemplo, pois estes podem causar dilatação dos vasos sanguíneos e causar suor e rubor.
Além disso, picos de insulina no sangue por conta do excesso de açucar aumentam a probabilidade de ondas de calor.
Veja também: Os piores alimentos para menopausa
Se você está nos primeiros anos da menopausa há maiores chances de ter um nível mais alto de açúcar no sangue e maior probabilidade de sentir os sintomas vasomotores.
4. Evite alcool e cafeína
A escolha da bebida pode fazer a diferença se você tiver ondas de calor. Pode ser uma boa ideia limitar a ingestão de bebidas com cafeína e alcoólicas. Eles podem desencadear ou piorar ondas de calor em grande parte das mulheres.
Alguns estudos mostram que o álcool pode piorar as ondas de calor. Isso pode ocorrer porque o álcool dilata os vasos sanguíneos, como fazem os alimentos picantes, por isso pode causar calor.[2] De qualquer forma, o consenso entre os profissionais de saúde é evitar o maximo possivel ou manter um baixo consumo de álcool.
Dito isso, sem dúvidas a melhor alternativa é beber mais água. Hidratar-se repondo a perda de água causada pelas ondas de calor pode ajudar a manter a temperatura corporal mais baixa. Do contrário, estar desidratada pode aumentar sua temperatura, como forma de defesa do corpo. Beber mais água pode ajudar a prevenir isso.
5. Não fume
Parar de fumar pode ajudar a reduzir as ondas de calor na menopausa de várias maneiras. O tabagismo afeta negativamente o sistema hormonal, prejudica a circulação sanguínea, danifica a saúde vascular e altera a termorregulação corporal, todos fatores que podem intensificar as ondas de calor.
Além disso, fumar aumenta o estresse oxidativo e a inflamação, agravando os sintomas da menopausa. Parar de fumar melhora a circulação, normaliza a função hormonal, reduz a inflamação e restaura a saúde vascular, ajudando a aliviar as ondas de calor. Consultar um médico e um nutricionista pode fornecer suporte adicional para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida durante a menopausa.
6. Use roupas confortáveis
As ondas de calor podem ser desencadeadas por mudanças na temperatura central do seu corpo. Manter a temperatura corporal ameno pode ajudar nas ondas de calor, então procure ambientes frescos e uma roupa confortavel para vestir.
Usar roupas que absorvem a umidade, como tecidos de algodão, podem ajudá-la a ficar mais seca.
Na parte da noite, use pijamas, lençóis e um colchão refrescantes. Eles podem contribuir para você ter uma noite de sono tranquila.
7. Elimine o estresse
A ansiedade pode colocar seu corpo em estado de “luta ou fuga”, levando a um aumento na temperatura corporal. Isso pode desencadear ondas de calor. Os níveis de ansiedade e estresse também têm sido associados a uma maior gravidade e número de ondas de calor.
A boa notícia é que você pode diminuir o efeito do estresse em seu corpo. Algumas maneiras de controlar a ansiedade incluem:
- Ioga
- Meditação
- Acupuntura
8. Suplementos
Certos suplementos podem aliviar as ondas de calor desconfortáveis e proporcionar algum alívio. Algumas plantas e ervas possuem compostos chamados fitoestrógenos. Eles imitam os efeitos do estrogênio e reduzem o risco de rubor e suor.
Mas alguns suplementos para ondas de calor não combinam bem com medicamentos prescritos e podem até ser prejudiciais sua interação, então consulte seu medico ou nutricionista sobre isso antes de tentar:
- Cohosh Preto
- Erva de São João
- Inhame Selvagem
Se quiser, confira outros suplementos para menopausa.
Perguntas Frequentes
Logo abaixo separamos algumas das dúvidas mais comuns de nossas pacientes mulheres que estão enfrentando os fogachos e buscam um remédio caseiro para calor da menopausa. Confira!
O que causa as ondas de calor na menopausa?
A razão exata pela qual ocorrem as ondas de calor não é totalmente compreendida. Mas pode ser devido a uma mudança nos hormônios e a uma disfunção no sistema de controle de temperatura do corpo. Durante a menopausa ocorrem muitas alterações hormonais. Essas mudanças incluem:
– Uma queda nos níveis de estrogênio
– Um aumento nos níveis de norepinefrina
Esta cadeia de eventos pode levar a uma sensibilidade às mudanças na temperatura corporal e isso pode desencadear ondas de calor na menopausa.
Quanto tempo dura as ondas de calor na menopausa?
Não está claro quanto tempo duram as ondas de calor, elas geralmente não terminam quando a menopausa realmente começa – elas podem durar muitos anos além disso. A duração média dos sintomas da menopausa é de 7 anos, mas pode durar mais de 10 anos.
Todos são diferentes. Se as ondas de calor afetarem muito sua qualidade de vida, você deve falar com um profissional de saúde. Em casos graves, uma combinação de remédios naturais e terapia de reposição hormonal pode ser uma opção.
Qual o melhor remédio caseiro para calores da menopausa?
O melhor remédio caseiro para calor da menopausa é o chá de sálvia, conhecido por suas propriedades reguladoras hormonais. Para prepará-lo, infusione 1 colher de sopa de folhas frescas ou 1 colher de chá de folhas secas em 1 xícara de água fervente por 10 minutos. Beba até duas xícaras por dia.
Outros métodos naturais incluem manter-se hidratada, consumir alimentos ricos em fitoestrógenos (como soja e linhaça), praticar exercícios físicos regularmente e manter um ambiente fresco.
No entanto, não há uma solução definitiva para acabar com os fogachos, são um conjunto de ações como os vistos anteriormente que podem ajudar a amenizar esse sintoma. Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Conclusão sobre remédio caseiro para calor da menopausa
- As ondas de calor são comuns na menopausa, mas podem ser bastante desconfortáveis e atrapalhar a vida diária. Felizmente, existem opções de tratamento, como remédio caseiro para calor da menopausa, que podem aliviar os sintomas.
- Os remédios naturais para ondas de calor incluem suplementos e mudanças na dieta e no estilo de vida. Esses tratamentos podem diminuir a frequência, a duração e a intensidade das ondas de calor.
- Às vezes, as ondas de calor podem durar muito tempo. Eles podem continuar por meses a anos após a menopausa.
Não existe uma maneira infalível de tratar ondas de calor. Mas uma combinação de remédios naturais podem proporcionar alívio das ondas de calor. Mudanças na dieta, suplementos e mudanças no dia a dia podem ajudar nas ondas de calor.
Mas lembre-se, tentar por si só fazer algum remédio caseiro para calor da menopausa pode não funcionar ou até mesmo ter efeitos colaterais. Portanto, sempre converse com um profissional de saúde antes para obter orientações sobre por onde começar.
E se você está na menopausa e enfrentando ondas de calor, procure orientação de um nutricionista especializado na área. Um profissional como o Dr. Bruno Rodrigo pode prescrever suplementos adequados e desenvolver um plano alimentar personalizado com alimentos específicos que ajudam a reduzir os fogachos.
Uma abordagem nutricional equilibrada pode aliviar os sintomas e proporcionar uma menopausa mais tranquila e com melhor qualidade de vida. Consulte um nutricionista para obter suporte e otimizar sua saúde durante essa fase importante.