Chega um momento na vida de todas as mulheres em que ocorre uma mudança hormonal no corpo, fazendo com que você pare de menstruar. A transição é lenta, com o processo a demorar entre 1 e 10 anos, ocorrendo normalmente entre as idades de 45 e 55 anos, e é um aspecto único da saúde da mulher.
A fase final da transição hormonal ocorre quando você passa 12 meses sem menstruar. Embora irá acontecer com todas mulheres, algumas podem passar por isso mais cedo do que outras, e existem algumas experiências comuns que a maioria das mulheres tem. Então você pode se perguntar “como eu sei que estou entrando na menopausa?” Pois bem, aqui estão cinco sintomas da menopausa que você pode esperar quando seu corpo inicia essa importante transição.
A menopausa vem em etapas
Antes de tudo, é importante ter me mente que os estágios dessas alterações hormonais são descritos como pré-menopausa, perimenopausa e menopausa.
A pré-menopausa refere-se a quando se considera que você ainda está em idade reprodutiva. Isso significa que você ainda está menstruando e não deverá notar nenhuma mudança perceptível em seu corpo.
Confira também: Sintomas da pré-menopausa aos 40 anos
A perimenopausa é quando você pode começar a sentir alguns dos sintomas da menopausa e a mudança iminente.
A fase final, a menopausa, começa quando você não menstrua há 12 meses.
1. Você pode experimentar ondas de calor
Um dos primeiros sinais da fase da perimenopausa são as ondas de calor – também conhecidos como “fogachos”. Isso normalmente é sentido como uma mudança repentina na temperatura corporal, às vezes acompanhada de pele avermelhada e palpitações cardíacas.
As ondas de calor são resultado de alterações hormonais no hipotálamo, considerado o termostato do corpo, área que ajuda a regular a temperatura. Suores noturnos também são comuns.
Como amenizar as ondas de calor?
Embora você não consiga detê-los, existem maneiras de controlar as ondas de calor. Algumas mulheres podem identificar gatilhos como alimentos ou bebidas quentes, estresse, álcool, cafeína ou clima quente.
Veja também: Os piores alimentos para menopausa
Se você sabe o que esperar, pode evitar essas coisas para diminuir a incidência das ondas de calor. Você pode também determinar quais roupas são melhores para usar à noite e durante o dia, e preparar o ambiente ideal para dormir com uma boa temperatura.
Algumas mulheres respondem a medicamentos ou suplementos dietéticos para diminuir a intensidade das ondas de calor.
2. Sua vagina sofrerá algumas mudanças
Embora as ondas de calor deixem você desconfortável, também haverá algumas mudanças físicas reais em seu corpo, incluindo alterações na vagina. Devido à diminuição na produção de estrogênio, o revestimento da vagina começa a ficar mais fino.[1]
Além do afinamento, seu corpo também produz menos secreções, o que pode causar secura vaginal e possível inflamação. Isso pode causar relações sexuais desconfortáveis, vermelhidão e coceira. Esse desconforto pode levar à perda do desejo sexual.
Remédios vendidos sem receita estão disponíveis na forma de lubrificantes vaginais e também há opções de prescrição disponíveis.
Talvez te interesse: Remedio natural para menopausa
3. Você pode ter períodos irregulares
Um dos primeiros sinais da menopausa inclui períodos irregulares. Isso pode se manifestar como ciclos menstruais mensais, mas em intervalos irregulares, passando de uma menstruação a cada 28 dias para uma a cada 24 dias, ou sangramento mais leve ou mais intenso. A terapia hormonal está disponível para ajudar a controlar o sangramento e torná-lo mais confortável.
4. Você pode ver outras mudanças físicas
Juntamente com alguns dos sintomas comuns mencionados acima, você também pode observar algumas alterações físicas que parecem não estar relacionadas aos sintomas da menopausa, como ganho de peso, pele e cabelos secos e incontinência urinária.
Veja tambem: Como emagrecer na menopausa
5. Você pode experimentar mudanças em outras áreas da sua vida
Sinais como alterações no sangramento ou alterações físicas no corpo são fáceis de identificar e vincular à menopausa, mas há outros problemas que são um pouco menos óbvios.
Muitas mulheres experimentarão alterações de humor como resultado de uma mudança nos níveis hormonais. Essas mudanças de humor podem incluir sentir-se deprimida ou experimentar uma série de emoções ao longo de minutos ou ao longo do dia.
Problemas de sono também ocorrem devido a suores noturnos, que são ondas de calor que ocorrem durante o sono. Além disso, esse desconforto durante o sono pode causar perturbações nos hábitos de sono, levando à sensação de cansaço e irritação.
Por fim, algumas mulheres podem até apresentar problemas de memória e concentração.
Nosso Nutricionista Menopausa está aqui para ajudar
Embora não possamos impedir a menopausa, existem maneiras de torná-la mais confortável e fácil de controlar. Se você está se aproximando da idade da menopausa e começou a sentir algumas mudanças físicas ou mentais e está preocupada com seus cuidados de saúde, agende uma consulta conosco para discutir suas preocupações e podemos ajudá-la a determinar estratégias para enfrentar esses sintomas desconfortáveis, opções de tratamento ou outras maneiras de gerenciar as mudanças em seu corpo.
Fazer exames pode ajudar a descobrir se estou entrando na menopausa?
Durante a perimenopausa, os testes hormonais geralmente não são úteis porque os níveis hormonais mudam ao longo do ciclo menstrual. Às vezes, são feitos exames para verificar níveis hormonais específicos, especialmente para avaliar problemas de fertilidade ou quando a menstruação cessa em idade precoce. Isto pode ajudar as mulheres a tomar decisões sobre iniciar ou ajustar o tratamento.
Talvez te interesse: Exames para menopausa
Para algumas mulheres, pode fazer sentido testar outras causas de sintomas que podem imitar a perimenopausa, como doenças da tireoide.
Às vezes, níveis elevados de hormônio folículo-estimulante (FSH) são medidos para confirmar a menopausa. Quando o nível sanguíneo de FSH de uma mulher é consistentemente elevado para 30 mUI/mL ou superior, e ela não menstrua há um ano, é geralmente aceito que ela atingiu a menopausa.
No entanto, ter apenas um nível de FSH pode ser enganoso na perimenopausa porque a produção de estrogênio não cai a uma taxa constante dia após dia. Em vez disso, os níveis de estrogênio e FSH podem variar muito durante a perimenopausa. Um nível elevado de FSH não é suficiente para confirmar a menopausa.
Mais importante ainda, um nível baixo de FSH em uma mulher que está tendo ondas de calor e mudanças na menstruação não elimina a probabilidade de ela ainda estar na perimenopausa.
Além disso, se uma mulher estiver usando certas terapias hormonais (como pílulas anticoncepcionais), um teste de FSH não é válido.
Conclusão
Quando uma mulher suspeita que está passando pela perimenopausa, é um excelente momento para fazer um exame médico completo por um profissional de saúde qualificado. O diagnóstico da perimenopausa geralmente pode ser feito revisando o histórico médico da mulher, seu histórico menstrual e seus sinais e sintomas.
Os sintomas mais comuns que as mulheres na faixa dos 40 anos notam são alterações na menstruação e o aparecimento de ondas de calor.
A menopausa é definida como 12 meses sem sangramento menstrual, na ausência de outras condições.
Até o momento, não existe um teste simples para prever ou confirmar a menopausa ou perimenopausa, mas a pesquisa continua. Portanto, verifique seu calendário menstrual e peça a opinião de seus profissionais de saúde.
Você não precisa enfrentar a menopausa sozinha. Considere não apenas os aspectos médicos, mas também a importância da nutrição e do apoio de um nutricionista especializado. Investir na sua saúde através de uma dieta específica e orientada pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida durante essa transição significativa. Agende agora sua consulta!